Conversa com Verena Maschat (Alemanha/Espanha).
Tema: “Gunild Keetman e a essência da abordagem Orff-Schulwerk”.
Verena Maschat, foi aluna de Gunild Keetman na sua infância, responderá a perguntas como:·
- Quais são as características desta professora e o seu estilo de ensino que impressionaram de forma duradoura?
- O que levou Carl Orff a começar a pensar em ensinar, sendo ele um compositor?
- Quais momentos ligaram Carl Orff ao mundo da dança?
- Em que momento e de que forma Gunild Keetman começou a trabalhar com Carl Orff? Como foi esta colaboração?
- Como surgiram as ideias pedagógicas mais inovadoras apresentadas por Keetman e Orff, e como foram recebidas na altura?
- Como as propostas de Orff e Keetman começaram a ser transferidas para a sala de aula?
- Qual foi o impacto da sua participação com os seus alunos no programa de rádio, e que repercussões teve nas casas onde foi transmitido?
- Como as ideias pedagógicas de Orff começaram a difundir-se através das várias Associações Orff?
- Como foi a chegada da Orff-Schulwerk aos diferentes países onde Verena tem colaborado, relacionada com diferenças culturais e linguísticas, etc.?
Verena Maschat (Alemanha/Espanha) – Nascida em Munique (Alemanha). Licenciatura em Música e Dança em Educação pelo Orff-Institut da Universidade Mozarteum de Salzburgo (Áustria). Estudos de Pedagogia e Psicologia na Universidade de Salzburgo. Especializou-se em Movimento e Dança através de cursos de renome internacional e numerosas viagens etnográficas.
Foi professora adjunta no Orff-Institut (1973-1993) nas disciplinas de: Didática da Música, Práticas de Ensino, Acompanhamento de Movimento, Danças Tradicionais (históricas, etnológicas e sociais).
De 2003 a 2014 foi professora no Conservatório Superior de Danza de Madrid “María de Ávila”, especialização em Pedagogia da Dança, ensinando Dança Educativa/Criativa, Música e Dança na Educação Precoce, Práticas de Ensino e Projetos de Investigação.
Atualmente leciona no Mestrado da Universidade Autónoma de Madrid “Educação através da Dança, Instrumentos interdisciplinares de Dança Educativa/Criativa em ambientes educativos, sociais e comunitários”.
Há muitos anos ensina nos cursos de formação de professores em muitos países europeus, americanos e do sudeste asiático e é uma colaboradora regular de publicações sobre Música e Dança na Educação.
Juntamente com Sofía López-Ibor, é autora do livro “Quien canta su mal espanta!” (Schott). Compilação e instrumentação de canções, jogos e danças da América Latina.
Em 2006, a Fundação Orff com sede em Diessen (Alemanha) atribuiu-lhe o prémio Pro Mérito. Coordenadora dos projetos de Educação Musical e Dança Educativa da Fundação Orff na Península Ibérica e na América Latina. É membro da diretoria do International Orff-Schulwerk Forum Salzburg (IOSFS) desde a sua fundação em 1983.
DATA: 17 de setembro de 2022 (sábado)
HORÁRIO: 15h – 17h (Horário de Brasília)
PÚBLICO ALVO: Professores de Educação Musical, estudantes de música, professores polivalentes, regente e qualquer pessoa que tenha interesse no assunto.
As vagas são limitadas devido a capacidade da plataforma.
Associados com a anuidade em dia terão a preferência na lista de prioridade em todos os módulos.
Inscreva-se através do formulário abaixo.
https://forms.gle/6xitZvtGQsANWibq8
Quando a sua inscrição for confirmada, você será adicionado no grupo “OS – Módulo 6 – 2022” do Whatzapp.
Os participantes terão direito ao Certificado de Extensão Universitária emitido pela UFRN.
Informações: abraorff@gmail.com