Módulo 6
“GORDON E ORFF – CONEXÕES E POSSIBILIDADES NA 1ª INFÂNCIA” – Juliana Muniz
Gordon, enquanto elaborador da Music Learning Theory (Teoria de Aprendizagem Musical) estudou e foi influenciado por seus grandes precursores …
Assim, é possível encontrar uma série de inspirações “orffeanas” nas propostas da MLT (Music Learning Theory)!
Esse encontro busca compartilhar e refletir sobre algumas das principais conexões filosóficas e teóricas entre a teoria e a abordagem Orff-Schulwerk, voltando a discussão para o desenvolvimento da audiação (pensamento musical) e da aquisição de vocabulário musical de bebês e crianças pequenas!
Juliana Muniz, Co-fundadora, coordenadora pedagógica e educadora da Badalu Musical – Núcleo de Aprendizagem Musical na Primeira Infância. Mestranda em Educação Musical pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), pesquisa sobre a formação de educadores musicais na primeira infância e a relação entre a MLT (Music Learning Theory) e Vigotski. É licenciada em música e bacharel em Piano Erudito pela mesma Universidade, e pós-graduada em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem pela PUCRS, certificada pela Orff-Schulwerk San Francisco (level 1/2016, level 2/2017), tem profundo conhecimento sobre a abordagem de educação musical Orff-Schulwerk, que tem com pilares a música, o movimento e a linguagem. É também certificada pelo Instituto Gordon de Educación Musical de Madrid (2021, 2022), em cursos livres pelo The Gordon Institute for Music Learning Theory (2020), além de cursos livres no Brasil (Panderolê), nos quais se aperfeiçoou na teoria de aprendizado musical de Gordon. Trabalha há 7 anos como educadora musical de recém-nascidos a crianças de 7 anos em diversos contextos e há 10 anos como professora de piano. Facilita oficinas e palestras sobre música e primeira infância pelo Sesc SP, na ABEM (2023) com o minicurso “Musicando com bebês e crianças pequenas: a lupa da MLT”, além de guiar o curso de extensão da UNICAMP (2022/2023) “Descobrindo a MLT na primeira infância”.
INFORMAÇÃO
Data: 26 de outubro de 2024 (sábado) – ENCONTRO REMOTO.
Horário: 15h às 16h30 (Horário de Brasília)
LOCAL: Plataforma Zoom
Público alvo: Associados da ABRAORFF, professores e estudantes de música, artes visuais, teatro, dança, educação física, pedagogia e interessados na temática.
Fotos: Arquivo ABRAORFF






